WebMail

Demostrativo de Pagamento de Salário

A palavra holerite já aparece registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras. Se você quiser saber a origem, vá ao dicionário Aurélio. Lá você não encontra a palavra holerite como sinônimo de contracheque, mas descobre a sua origem: “hollerith – de Herman Hollerith (1860-1929), inventor norte-americano, criador de um equipamento eletromecânico para contagens e tabulações estatísticas, que funcionava com cartões perfurados.”

Recentemente ficamos sabendo da tal máquina hollerith no triste episódio do envolvimento da IBM com os nazistas.

É interessante observarmos novamente a sequência: Herman Hollerith (nome próprio do inventor) – hollerith (nome da máquina) – holerite (contracheque).

Caso semelhante ocorreu com a palavra xerox: Xerox (nome da empresa) – xerox (máquina) – xerox (fotocópia). Para quem não gosta da palavra, um aviso importante: a palavra xerox já está devidamente registrada não só nos nossos dicionários (Aurélio, Michaelis, Luft…) como também no Vocabulário Ortográfico da ABL. Outra curiosidade: podemos usar xérox ou xerox (paroxítona ou oxítona). E uma observação final: xerox é um substantivo de dois gêneros. Isso significa que podemos dizer um xérox ou uma xérox ou um xerox ou uma xerox. Você decide.